Assistir Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 em video 8k?

159

A meta do Japão é ter ultra-alta resolução de vídeo 8K pronta para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, nesta terça-feira (24),  com anúncios separados de testes com sucesso foi feitos  por 2 empresas das três operadores móveis grandes da nação.

1° NTT Docomo: Relatando transmissão sem fio em tempo real de vídeo 8K, demonstrando a viabilidade da sua tecnologia proprietária para a entrega de fluxos de vídeo 8K para smartphones e outros dispositivos.

2° KDDI: disse que conseguiu enviar vídeo 8K sobre fibra óptica, fornecendo os meios para transmitir eventos esportivos capturados a partir de múltiplas perspectivas para exibição simultânea em televisores compatíveis.

NTT Docomo está colaborando com a Nokia para desenvolver tecnologias para a quinta geração – ou 5G – redes móveis, e trabalhou com a empresa de equipamentos de telecomunicações finlandesa para testar sua tecnologia de transmissão sem fio 8K.

 

8K_image_2

 

O vídeo 8K foi transmitido para uma estação de base através de linhas normais e de lá transmitidos na forma de sinais de rádio para aparelhos especiais 5G. Um filme 8K contém uma enorme quantidade de dados, mas a tecnologia da NTT Docomo foi capaz de manter o intervalo de tempo para dentro de um-décimo de milésimo de segundo, o que é bom o suficiente para a entrega sem fio em tempo real de eventos esportivos e de notícias.

Como os testes utilizados aparelhos especiais 5G, há smartphones ou tablets existentes podem aproveitar o serviço que NTT Docomo prevê. Mas uma vez que a infra-estrutura e equipamentos para 5G estão disponíveis, as pessoas serão capazes de assistir vídeo 8K em um dispositivo compatível.

Enquanto isso, KDDI conseguiu enviar vídeo 8K em fibra óptica em testes com empresa de radiodifusão pública japonesa NHK.

Essa proeza já é possível com 4K, porque a maioria da população do Japão tem fibra em casas, isso significa que as pessoas com TVs 8K não só será capaz de assistir a transmissões no formato, mas também desfrutar de experiências únicas.
Por exemplo, ao assistir a um jogo de beisebol, a TV será capaz de mostrar duas visões de uma só vez, um de todo o campo e outro com close-ups de jogadores, em 8K.

Ministério das Comunicações do Japão planeja começar os testes de 8K transmissões este ano, com o objetivo de ter a tecnologia pronta até 2020. Não está claro quanto a sociedade e as empresas deverão investir para que isso aconteça. Mas ambos empresas: NTT Docomo e KDDI esperá que as suas próprias tecnologias será adotado no processo tecnológico.

 

 

FONTE: Nikkei

 

 

Comentários