Tecno Masters
Curiosidades

Por erro infantil, grupo de hackers que transferiam milhões são descobertos

Um grupo de hackers tentou roubar grandes quantidades de dinheiro usando vulnerabilidades no sistema internacional de pagamento, Swift. No mês de fevereiro, já havia ocorrido outro ataque parecido .
O segundo ataque foi descoberto, pelo sistema Swift, que supervisiona a rede de mensagens financeiras que sustentam as transferências internacionais de dinheiro.

Foram as mesmas técnicas e ferramentas semelhantes às usadas para roubar dinheiro de Bangladesh em fevereiro. Atualmente o sistema swift é usado por cerca de 11.000 instituições ao redor do mundo para mover grandes quantidades de dinheiro.

Os hackers possuíam um conhecimento profundo e sofisticado de controles operacionais específicos, em ambos ataques os ladrões tentaram enviar mensagens fraudulentas à rede swift para transferir dinheiro para contas que eles controlavam.

Eles usaram um malware chamado evtdiag.exe que os permitiu mexer nos registros dos bancos de dados do Swift para esconder o que fizeram. Os criminosos conseguiram apagar registros dos pedidos de transferência, interceptar mensagens sobre pagamentos e manipular o saldo bancário exibido para esconder seus rastros.

O ataque deles foi percebido por um erro de ortografia, escreveram “fandation” ao invés de “foundation” , um erro percebido pelo Deutsche Bank que fez o golpe deles chegar ao fim. Os criminosos conseguiram roubar cerca de US$ 80 milhões antes de serem descobertos. Dizem que foi possível o ataque, pois o banco usava um hardware barato.

O banco não tinha firewall, que é projetado para bloquear pedidos de acesso não autorizado. É também usado roteadores de Internet em segunda mão, para se conectar à redes financeiras globais.

 

FONTE: BBC

Related Articles

Lol – INTZ ganha a primeira etapa do campeonato brasileiro 2016

Masters

Conheça a chamada “Deep Web”

Masters

Conheça o novo escritório do Google no Brasil!!

Masters

Escreva seu comentário abaixo