Windows 7 – Dicas e atalhos úteis

Dicas e atalhos que poucos conhecem, mas deixam sua vida mais fácil ao usar o windows 7

O Windows 7 é um dos sistemas mais utilizados em computadores hoje em dia. Mas mesmo usuários de longa data não conhecem todas as ferramentas e facilidades que o sistema operacional pode oferece. A Tecno Masters irá mostrar então algumas dicas que podem te ajudar tanto em casa quanto no trabalho ao utilizar o seu computador.

1 – Dividindo janelas

Quantas vezes você precisou ver duas janelas ao mesmo tempo na tela do seu computador e ficou ajustando o tamanho de cada janela para ficarem divididas igualmente ? Mas elas nunca ficam do jeito que você quer e dá um trabalho deixá-las assim não é mesmo ? Você pode deixa-las igualmente divididas na tela do seu Windows 7 simplesmente arrastando as janelas para uma das laterais do seu computador e pronto. Aparecerá uma janela transparente indicando o tamanho que a janela ficará. Você também pode arrastar a janela até a parte de cima da tela para que a janela ocupe toda a tela.

Imagem mostrando a função de dividir janelas no windows 7

 

2 – Teclas de função

Já parou para pensar a funcionalidade das teclas F1, F2, F3… F12 ? Elas são teclas de função do Windows 7. Ou seja, cada uma tem funções diferentes, que são desde renomear, atualizar página, até mesmo a ativar modo tela cheia.

F1: Abre a janela de ajuda; F2: Renomeia arquivo ou pasta selecionada; F3: Fazer pesquisa por palavra na janela atual; F4: Dentro do Internet Explore, ao pressionar essa tecla, ela abre um meno de endereços na barra de endereços; F5: Atualiza a página; F6: Seleciona a barra de endereço; F7: Ativa o corretor do Word; F8: Ao ser pressionada enquanto o computador está iniciando faz com que ele entre em modo de segurança; F9: Não tem função pré definida no Windows 7, mas alguns programas a usam para funções especificas; F10: Abre o Menu em alguns programas; F11: Ativa o modo tela cheia. Útil pra visualizar fotos, assistir vídeos, leitura ou qualquer outra atividade no computador; F12: Assim como o F9, não há função pré definida;

 

3 – Tecla Tab

Sabe aquela tecla em cima da tecla de Caps Lock, com o desenho de duas cetas ? Essa tela é a tecla Tab. Ela tem algumas combinações e funções que pode deixar o seu dia a dia muito mais fácil. Ao combinar ela com a tecla “WinKey”(Aquela com simbolo do Windows) você pode navegar entre as janelas disponíveis de forma fácil e rápida. Basta aperta Tab novamente para selecionar a próxima janela. Ela pode ser usada para navegar sem a necessidade de mouse. Basta pressionar uma vez a tecla Tab em uma janela de aplicativo compatível e você verá um campo selecionado com uma linha pontilhada em volta, ao pressionar Tab novamente o próximo campo é selecionado. Para voltar no campo anterior você pode combinar as teclas Shift + Tab.

 

4 – Executar

Uma combinação que traz um infinito de possibilidades é a combinação das teclas WinKey + R, que ao serem pressionadas, abrem o menu executar. Neste menu você pode executar qualquer ação no seu computador, digitando o nome do programa, seguido da extensão do mesmo, como por exemplo: “chrome.exe”. Ou você pode abrir ferramentas especificas do Windows digitando um comando específico para cada, como exemplo: “calc” para abrir a calculadora; “cmd” para abrir o prompt de comando; “notepad” para abrir o bloco de notas.

 

Claro que além dessas, existem muitas outras formas de facilitar a utilização do Windows 7 e outras versões do sistema operacional da microsoft. você pode conferir outras funções e atalhos no site de suporte da própria microsoft.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.