Tecno Masters
Image default
Computadores e Redes

Como se proteger contra o ransomware WannaCry

Nesta sexta-feira (12), vários ataques do ransomware WannaCry foram relatados contra empresas na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Russia, Brasil e outros países. O ataque explora uma falha do Windows para criptografar todos os arquivos da máquina e pedir um resgate de US$ 300 por computador. Felizmente, existe um patch da Microsoft desde o dia 14 de março que corrige a vulnerabilidade.

O código da atualização de segurança é MS17-010 (KB4012598). Ela protege o computador contra a execução de um código remoto iniciado por meio de uma vulnerabilidade no SMB, o protocolo de compartilhamento de arquivos do Windows. É uma atualização marcada como crítica para todas as versões do Windows a partir do Vista, incluindo as versões de servidores.

Como se proteger contra o WannaCry

Mas também é possível baixar a atualização separada de outras se você preferir. É só entrar neste site da Microsoft, procurar pelo sistema operacional na tabela e clicar na versão. Há patches para Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 7, Windows Server 2008 R2, Windows 8.1, Windows Server 2012 e R2, Windows RT 8.1, Windows 10 e Windows Server 2016.

Depois de clicar no link correto para a sua versão do Windows, baixe a atualização para a sua máquina; ela está disponível em 32 e 64 bits. Também há soluções alternativas listadas na página que remediam o problema, como desativar o SMBv1.

Se o ataque já estiver em andamento na sua empresa, há muito pouco o que fazer. a primeira providência é desligar as máquinas e impedir que o ataque chegue a todos os computadores. O ideal é criar uma tecnologia de bloqueio mas não há muito tempo hábil por isso estão desligando, que é o mais rápido. Mas todo o sistema fique fora de operação, o que também é um grande prejuízo, com essa ‘brecha’ na segurança outros vírus podem atacar as maquinas, então instale um ‘bom’ anti-vírus, e se já possui um, faça as atualizações recentes.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Positivo convoca recall de notebooks por bateria que esquenta muito

Masters

Steam tem 12 mil jogos em promoção para as férias

Douglas Lucas

USB Killer, começa a ser vendido

Douglas Lucas