Tecno Masters
  • Home
  • Ciência
  • Japão lança satélite utilizando o menor foguete do mundo
Ciência Notícias/Informações

Japão lança satélite utilizando o menor foguete do mundo

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou neste sábado 03/02 o menor foguete do mundo com capacidade para colocar em órbita um micro-satélite, chamado SS-520.

O lançamento do foguete de baixo custo, de 52 centímetros de diâmetro e 10 metros de altura, aconteceu às 14h03 (horário local, 3h03 de Brasília), a partir do Centro Espacial de Uchinoura, na província de Kagoshima e foi retransmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal no YouTube.

Em 2017 a agência espacial japonesa testou o lançamento de um SS-520, mas sem sucesso. As análises da nave concluíram que o problema estava nos circuitos elétricos do aparelho, que não tinham sido devidamente protegidos, o que levou, inevitavelmente, a falhas de comunicação com os sistemas de controle em Terra. Um segundo teste com a proteção devida, conduziu a JAXA ao sucesso.

Confira o vídeo abaixo:

O lançamento de sábado 03/02 teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial japonesa para lançar foguetes de baixo custo que permitam colocar em órbita micro-satélite a preços reduzidos, dada a crescente demanda no setor privado.

Related Articles

BOSS Great Wall: cientistas descobrem a maior estrutura do universo

Felipe Zanelatto

Você sabe com qual velocidade estamos viajando pelo universo?

Felipe Zanelatto

A partícula de Deus

Felipe Zanelatto

Escreva seu comentário abaixo