Tecno Masters
  • Home
  • Ciência
  • Disco de Quartzo 5D é criado por cientista que armazena 360 TB de dados
Ciência

Disco de Quartzo 5D é criado por cientista que armazena 360 TB de dados

Além da alta capacidade para armazenamento, o disco também oferece alta durabilidade para os dados armazenados – 13,8 bilhões de anos em temperaturas de até 190°C.

Usando vidro nanoestruturado, cientistas do Optoelectronics Research Centre (ORC) na Universidade desenvolveram o processo de gravação e recuperação dos dados digitais em cinco dimensões.

A capacidade de armazenamento pode chegar a até 360TB por disco e cada um deles oferece estabilidade termal de até 1.000°C, o que abrirá o caminho para a nova era de arquivamento “eterno” de dados digitais.

5d-disc-02 (1)
Declaração Universal dos Direitos Humanos armazenada no disco 5D

Por ser uma forma estável e segura de armazenamento, a tecnologia pode ser muito útil para empresas e organizações com um grande volume de informações, como arquivos nacionais, museus e bibliotecas para preservar estes dados.

A tecnologia foi demonstrada pela primeira vez em 2013, quando uma cópia com 300kb de um arquivo de texto foi armazenada com sucesso no disco de quartzo 5D.

Agora, documentos importantes como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e até mesmo a Bíblia Kings James tiveram cópias digitais armazenadas nos novos discos.

Uma cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos gravada no disco 5D foi entregue à UNESCO pelo ORC durante a cerimônia de encerramento do International Year of Light (IYL) no México.

Os documentos foram gravados por um laser ultrarrápido, que produz pulsos de luz extremamente curtos e intensos. Os arquivos são escritos em três camadas de pontos nanoestruturados.

Estas nanoestruturas alteram a forma como a luz passa pelo quartzo, modificando a polarização da luz para que ela possa ser lida por uma combinação de microscópio eletrônico e polarizador.

 

FONTE: Baboo

Related Articles

As 10 invenções mais importantes na descoberta da ciência

Felipe Zanelatto

Assim, o povo na lua que a Agência Espacial Europeia quer construir

Felipe Zanelatto

Galaxy S7 ou iPhone 6s Plus. Quem se sai melhor na Coca-Cola congelada?

Felipe Zanelatto

Escreva seu comentário abaixo