Como remover o vírus do Facebook que compartilha post com seus amigos

Ultimamente alguns vírus tem infestado as contas de muitos usuários do Facebook. É muito comum você entrar no Facebook e encontrar em seu feed de notícias aquela postagem em que seu amigo marcou você e mais 36 outros contatos  oferecendo alguma solução mágica para emagrecer e até mesmo ganhar R$ 12.000,00 por mês a partir do Google, etc. Como na vida sempre existe aquele curioso ou o título da postagem se torna um aperitivo para os desavisados de plantão que não resistem e clicam no link malicioso iniciando um processo quase sem fim de propagação de vírus pelo Facebook a fora.

A dica é sempre desconfiar desses links com títulos sensacionalistas e nunca clicam neles, além disso manter seus navegadores e Softwares Anti-vírus sempre atualizados, se você já clicou ou está infectado não se preocupe, ensinaremos abaixo como remove-lo de uma vez por todas.

 

Removendo o virus:

Existem três formas básicas de garantir uma limpeza do seu perfil no Facebook, vamos lá;

1.  Remova aplicativos maliciosos no Facebook: Por incrível que pareça essas pragas na maioria das vezes foram autorizadas pelo próprio usuário a propagarem os vírus em suas contas. Geralmente quando o usuário clica no link é necessário uma segunda ação por parte do usuário para liberar o conteúdo malicioso: a autorização para o “aplicativo” ter acesso a sua conta e publicar em sua time line. É isso mesmo, o conteúdo pede a sua autorização para se instalar na sua conta conforme imagem a abaixo:

 

1

 

Sabendo disso, o primeiro passo é entrar nas configurações de conta e procurar pelos aplicativos suspeitos e remover a sua autorização. Acesse sua conta no Facebook e clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito da tela. Depois, escolha a opção ‘Configurações’ conforme a imagem abaixo:

 

faceconfgi

 

O segundo passo você clica em ‘Aplicativos’ conforme imagem:

 

3

 

Você deve observar atentamente todos os aplicativos que estão instalados.  Remova sem receio todos aqueles que você não utiliza ou que até mesmo não se lembra de ter autorizado. Para isto basta clicar no “X”ao lado direito do item.

 

4

 

Importante: Fique sempre atento aos aplicativos que você autoriza no Facebook, faça uma pesquisa antes, garanta que o aplicativo é confiável.

 

 

 2. Remover extensões dos navegadores: Porém existem outras formas de ser infectado por vírus no Facebook. Uma delas é por meio de Extensões e Plugins nos navegadores.  Se você utiliza  Google Chrome, clique no canto superior direito no botão de menu e depois em Configurações, conforme imagem abaixo:

 

printconfigcrome

 

 

No meu lateral esquerdo Selecione o item Extensões” e depois identifique  as extensões que são suspeitas e até mesmo aquelas que você tem certeza que não instalou manualmente. Clique na lixeira no lado direito da extensão para remover do Google Chrome.

 

6

 

Se você utiliza o Mozilla Firefox, clique no canto superior direito no botão de menu e depois em ‘complementos’

 

extensoesfirefox

 

 

Depois clique em ‘Plugins’ Identifique os Plugins suspeitos, vá até o botão direito e clique em  Nunca Ativar como na imagem abaixo:

 

pluginfirefox

 

Se você utiliza o Internet Explorer, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito e em seguida, escolha a opção Gerenciar Complementos.

 

pluginIE

 

 

Em barras de ferramentas e extensões procure pelas itens desconhecidos ou suspeitos, selecione e depois clique em Desabilitar.

 

10

 

Essas extensões muitas vezes são instaladas quando se baixam softwares  da Internet , por isso sempre que for baixar algum programa tenha certeza que está em um site confiável e preste atenção no que está instalando, pois muitas vezes  os arquivos escondem o “aceite” no Setup do programa de baixar  ou quando você está instalando algum programa no seu computador.

Pronto, depois de seguir esses passos você estará livre desse vírus que tanto incomoda os seus amigos e chegam a causar transtornos para você devido alguns títulos obscenos ou insinuosos,  Recomendamos que você realize um escaneamento completo em seu computador com um Anti-vírus para garantir que seu PC esteja livre de vírus e scripts maliciosos.

Recomendamos fazer uma verificação com a ferramenta Malwarebytes Anti-Malware, ela é capaz de detectar e eliminar vírus do seu computador com muita eficacia.

 

Qualquer duvida deixe seu comentário que tentaremos auxiliar-los, se gostou do artigo e ele foi útil para você compartilhe com seus amigos!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.