Samsung anuncia os primeiros cartões UFS removíveis

118

A Samsung anunciou os primeiros cartões de memória UFS (Universal Flash Storage) removíveis, com 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB de capacidade para armazenamento. futuramente os UFS substituam o tradicional microSD, por que os novos cartões são bem mais rápidos se comparados ao padrão atual. Eles conseguem atingir velocidades de leitura de até 530 MB/s — cinco vezes mais rápido do que microSDs com classificação UHS-1.

 

samsung-UFS-e1467901664841-1260x710
Cartões UFS

 

 

A velocidade é eficiente, chegando a 170 MB/s; quase o dobro da capacidade dos cartões mais potentes do mercado — o SanDisk Extreme Pro, por exemplo, consegue atingir 100 MB/s. Embora ele tenha um formato bem parecido com os cartões microSD, os conectores são totalmente diferentes e, pelo menos por enquanto, nenhum dispositivo é compatível com a novidade. A Samsung, no entanto, já usou cartões UFS como memória interna em alguns dos seus dispositivos, como o Galaxy S6 e S6 Edge.

 

samsung-UFS-frente-verso
Frente e Verso do cartão UFS

Outra vantagem é a quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS): o UFS atinge 40.000 IOPS em leitura aleatória, enquanto um microSD chega a aproximadamente 1.800 IOPS. Para alcançarem essa performance, os cartões UFS suportam leitura e gravação simultânea por meio de canais dedicados, além de permitir enfileiramento de comandos.
A Samsung não revelou quando começará a vender os cartões UFS, nem quanto eles vão custar – e muito menos quando teremos dispositivos compatíveis.

 

 

FONTE: Gizmodo

 

 

você pode gostar também Mais do autor