Balão que transmite internet do Google cai no interior do Piauí

113

Que susto o pessoal da da comunidade Santana, zona rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina passaram nessa ultima sexta-feira (17), um balão que possui cerca de 15 m de diâmetro caiu na madrugada, o balão faz parte do Project Loon, lançado pelo Google em 2013 que promete levar internet a áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio com equipamentos que transmitem sinais com velocidades de conexão de até 10 Mbps, diretamente para Smartphones com LTE.

Confira abaixo um video do projeto:

[ot-video][/ot-video]

 

No balão que caiu no Piauí haviam antenas de rádio, computadores de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares, responsáveis pela energia do sistema. Os balões são hermeticamente fechados e voam na estratosfera a 20 quilômetros do solo e podem ficar no ar por até 100 dias.

Moradores da comunidade que viram o balão pousando lentamente durante a madrugada e chegaram a relatar que os moradores se assustaram por não saber do que se tratava a estrutura.

Confira as imagens:

 

O projeto Loon foi iniciado no piauí em Junho de 2014 no clube de aeromodelismo de Teresina, o Piauí foi escolhido para este lançamento porque na região Nordeste, apenas 27% dos domicílios tinham acesso a internet sendo a pior do país, o Google conta com uma parceria de uma empresa de telefonia local, ainda não se sabe quando e como este serviço será disponibilizado à população.

 

você pode gostar também Mais do autor