Vantagens e Desvantagens de Usar uma VPN

O Que é uma VPN?

62

A utilização de uma VPN tem várias vantagens e certas coisas que você poderá querer fazer irão depender do uso dela, sendo que muitas delas são até bastante comuns.

Antes de continuar, apesar de acreditar que a maioria já saber o que é uma VPN por ter entrado neste artigo, vamos explicar na mesma para quem não sabe.

O Que é uma VPN?

Resumidamente, uma VPN (ou Virtual Private Network) é como o nome diz, uma rede externa á sua a qual você poderá se ligar remotamente utilizando a Internet para assim se conseguir se ligar à maquina que está a fazer a transmissão dessa rede.

Todos esses dados que são transmitidos entre a VPN e a Internet serão criptografados, oferecendo assim total segurança de navegação.

Vamos então ver um pouco melhor quais são as vantagens da sua utilização.

Vantagens em Utilizar uma VPN

Segurança

Como já mencionamos, todos os dados que passam por esta rede serão transmitidos de forma anónima e criptografada.

Isto adiciona um nível de segurança á sua navegação pela Internet, a qual muita vezes pode estar a ser monitorada e ao mesmo tempo estando a recolher dados sobre a mesma sem que você tenha conhecimento.

Isto até porque uma das formas de identificação através da Internet é o IP, o qual será mascarado pela VPN, por isso quando bem utilizado, ficará impossível saber quem você é através do IP.

Permite acessar conteúdo exclusivo por país

Existem serviços que muitas vezes são bloqueados por país, podendo ser desde uma casa de apostas online sem licença, ao Youtube Red que atualmente ainda só está ativo nos EUA, etc…

Tal é possível porque ao utilizar uma máquina que está localizada noutro país, o site ou aplicativo automaticamente deteta que você está navegando nesse país.

Libera acesso a sites/programas bloqueados na rede (ex. Empresa)

Muito comum as redes de grandes empresas bloquearem o acesso a sites como o Facebook ou programas como o Skype para que os seus trabalhadores não percam tempo com isso.

É normal acontecer e têm toda a razão em fazê-lo, mas se você quiser acessar na mesma a esses serviços bloqueados, saiba que poderá fazê-lo através de uma VPN.

Desvantagens em Utilizar uma VPN

Existem poucas desvantagens, sendo por esse motivo que só vamos falar da principal, a velocidade de conexão.

A sua Internet irá ser sempre mais lenta do que você está acostumado e isto por duas razões muito simples:

  • Latência;
  • Criptografia;

Por se localizar muito longe, por vezes até noutro continente, a sua ligação com a VPN irá sempre demorar um pouco mais, o que é chamado de latência, e dai ficar mais lenta.

O outro motivo é que ao ser uma ligação criptografada, quer dizer que sempre que envia dados eles terão que ser criptografados primeiro e quando recebe eles têm de ser descriptogrados.

Pode facilmente fazer um teste á velocidade de Internet para averiguar a sua conexão enquanto estiver ligado á VPN.

Como Utilizar?

Existem serviços de VPN pagos e outros gratuitos.

Os gratuitos sempre serão de pior qualidade e mais lentos, o que é normal, visto terem uma estrutura menos desenvolvida e porque existe muita gente a consumir a largura de banda da rede.

Mas como o utilizador comum irá normalmente escolher o gratuito, deixamos aqui um tutorial sobre uma das VPNs mais usadas e como a usar.

E então, já ficou a saber mais sobre VPNs, o que são e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Deixe nos comentários abaixo a resposta a esta pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler o artigo.

 

você pode gostar também Mais do autor