Saiba Como Deixar Seu Computador Mais Veloz

143

Chega de Lentidão: Saiba Como Deixar Seu Computador Mais Veloz

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Tecno Masters.

 

Quanto tempo seu computador demorou para acessar esta página? Se a resposta é “muito tempo”, “perdi a conta” ou algo do gênero, talvez seja hora de fazer uma geral na sua máquina, para que ela volte a operar da melhor maneira possível.

Para diminuir a lentidão, você não precisa ser um especialista em TI e pode simplesmente adotar algumas medidas básicas, como as que listamos a seguir. Confira!

1 – Faça a Desfragmentação do Disco Rígido

A desfragmentação do disco rígido limpa e reorganiza os dados armazenados nesse componente do computador, com isso o espaço disponível na memória aumenta e o acesso a dados é agilizado.

Para desfragmentar o disco rígido do Windows:

  • Clique com o botão direito sobre a unidade “C” do computador;
  • Acesse a opção propriedades;
  • Clique na aba “Ferramentas” e selecione “Otimizar”;
  • Uma nova janela será aberta, selecione a “Unidade C” e clique em “Otimizar”.

Nos computadores da Apple, a otimização dos dados é feita automaticamente, mas se mesmo assim o sistema estiver lento, acesse o Utilitário de Disco (Disk Utility) para verificar ou reparar discos.

 

2 – Delete Arquivos e Programas Desnecessários

O excesso de dados pode sobrecarregar o sistema, deixando ele cada vez mais lento, por isso é importante fazer uma faxina periódica no computador, para eliminar tudo aquilo que não é útil.

Acesse manualmente seus arquivos e confira os programas instalados para deletar dados desnecessários e, se depois disso, ainda houver muitos arquivos, cogite a possibilidade de realizar um backup.

 

3 – Elimine Vírus e Malwares

Vírus e malwares trazem diversos malefícios – e um dos mais comuns é deixar o computador lento. A maneira mais eficiente de lidar com as pragas virtuais é instalar um programa antivírus no computador.

Faça o download do programa de sua preferência e em seguida busque a opção de varredura, que irá encontrar e eliminar todos os arquivos maliciosos presentes no sistema. Uma vez que o computador estiver livre de vírus, mantenha o antivírus instalado, para que ele impeça ameaças futuras.

Caso você ache que o antivírus possa deixar o computador mais lento, saiba que hoje em dia existem programas leves, que usam armazenamento em nuvem para afetar o mínimo possível o desempenho do sistema. Esse é o caso, por exemplo, do Internet Security da Bitdefender, que promete a melhor proteção do mercado, sem lentidão.

Um computador limpo, otimizado e protegido, sem dúvidas, é um computador mais eficiente.

Você possui mais alguma dica para deixar o computador mais veloz? Compartilhe com a gente!

 

 

você pode gostar também Mais do autor