China constrói um novo computador mais poderoso do mundo

225

Um novo supercomputador da China está no topo da lista das máquinas mais poderosas do mundo.

O Sunway TaihuLight está instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi, no seu auge, o computador pode executar cerca de 93.000 trilhões de cálculos por segundo. É duas vezes mais rápido e três vezes mais eficiente que o líder anterior Tianhe-2, também da China, disse a organização Top500 que divulgou a nova lista nesta segunda-feira (20).

2
O Sunway TaihuLight Suercomputer em Wuxi, China é o supercomputador mais rápido do mundo.

Suas principais aplicações incluem manufatura avançada, previsão do tempo e análise de dados grandes, escreveu Jack Dongarra em um artigo sobre a nova máquina.
Tem mais de 10,5 milhões de núcleos de processamento, fabricados localmente e 40.960 nós e é executado em um sistema operacional baseado em Linux.
Pela primeira vez desde que a lista começou, a China ultrapassou os EUA com 167 computadores no top 500, enquanto os EUA têm 165.

Veja abaixo os detalhes do novo supercomputador da china:

Sunway_00_thumb
O Sunway TaihuLight possui 1,3 PB de memoria RAM DDR3.

“Considerando-se que apenas 10 anos atrás, a China reivindicou uns meros 28 sistemas na lista, com nenhum classificado no top 30, a nação chegou mais longe e mais rápido do que qualquer outro país na história da supercomputação”, disse o Top500. Os EUA tem quatro supercomputadores do top 10 da lista Top500, enquanto a China tem dois que atualmente ocupam os dois primeiros lugares. As outras posições no top 10, publicado duas vezes por ano, são ocupados por máquinas do Japão, Suíça, Alemanha e Arábia Saudita.

 

O sistema operacional Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com os dados, no TOP 500 existem 497 máquinas que utilizam o Linux.

linux_01

 

Os restantes têm como sistema operativo o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.

Será que dá para jogar campo minado nesse supercomputador?

 

 

FONTE: Top500

você pode gostar também Mais do autor