O que é o root no Android?

173

Em sistemas operacionais com base no Unix/Linux, como o Android, o root representa a possibilidade de se utilizar a plataforma como um super administrador. Isto significa que um aparelho “rootado” tem acesso total ao sistema, sendo capaz de realizar funções e de acessar aplicativos que não estão disponíveis quando ele está “fechado”.

Quando se utiliza o Android como um super administrador passa a ser possível, por exemplo, excluir aplicativos de fábrica – como apps instalados pela operadora ou pela fabricante do modelo -, instalar ROMs alternativas que trazem funções e aparência diferentes ao sistema, além de usar aplicativos exclusivos para aparelhos rootados.

Entre os recursos mais badalados para quem tem um Android com root estão a possibilidade de fazer backup e rastreamento do sistema, realizar o overclocking do processador – o que faz com que o hardware do aparelho dê o máximo de sua potência -, além de instalar versões mais recentes do Android que não foram liberadas oficialmente.

Vale a pena fazer?

Se o usuário souber exatamente o que está fazendo, fazer o root do Android vale muito a pena. A liberdade de modificar algumas funções e aplicativos permite uma grande melhora no desempenho no aparelho, além do ganho de recursos exclusivos.
No entanto, é importante frisar que, sem a “trava de segurança” do Android, seu aparelho fica muito mais vulnerável a ataques de Malwares e vírus, além de existir a chance de o usuário excluir ou modificar algum arquivo essencial por acidente e acabar tornando seu smartphone inutilizável para sempre.
É importante lembrar ainda que praticamente todas as fabricantes de smartphones e tablets não cobrem a garantia caso você “trave” seu aparelho com um root mal feito, ou caso seu aparelho apresente algum problema enquanto ainda esteja na garantia.

Posso realizar o unroot no meu aparelho?

Sim, da mesma forma que você fez o procedimento para realizar o root em seu aparelho é possível desfazê-lo.

Como fazer root?

Para fazer o root no seu aparelho é necessário baixar os arquivos de root especifico para o modelo do seu Smartphone, você pode encontrar diversos tutoriais na internet fazendo uma pesquisa rápida no Google, como por exemplo: “como fazer root no Galaxy y”.

Outra opção é um site chamado Ready2Root cataloga formas de liberar o root na maioria dos smartphones e tablets existentes, incluindo aparelhos antigos e fora do mercado.

 

você pode gostar também Mais do autor